MBA em Gestão Esportiva na Europa: depoimento de Priscila Mendes

A Priscila é uma carioca de 59 anos, formada em Economia e Administração, estudou na PUC-RJ e na Missouri State University, nos Estados Unidos. Depois de anos atuando no mercado financeiro brasileiro, decidiu mudar os rumos da carreira e fez um MBA em Gestão Esportiva na Escola do Real Madrid, na Universidad Europea de Madrid. Durante o curso, abriu sua própria empresa e seguiu investindo na carreira internacional.
Ficou curioso para saber o que levou a Priscila até a Espanha? Leia o depoimento completo a seguir:
“Eu queria ter uma experiência na Espanha, na Europa, no maior clube do mundo e numa cidade cosmopolita. Sim, considerei a escolha do país para aprender uma nova língua, o espanhol, consolidar essa nova língua que eu já vinha estudando e verifiquei outros países como a Inglaterra, por exemplo, pois falava inglês bem melhor que espanhol na época.
A Gradeup foi excelente ao me mostrar opções, ajudar no processo seletivo e orientar na aplicação para universidades, incluindo cartas, provas de língua e entrevistas. Além disso, seu networking com as universidades permite acesso a informações e contatos importantes. Encurta o caminho e são experientes no tema. Eu tive que reescrever umas 3 vezes a carta de intenções, por exemplo, e sem a orientação deles, não saberia como.
No meu planejamento financeiro eu tinha poupança para fazer esse intercâmbio.
Eu também cursei economia na PUC do Rio de Janeiro, por dois anos, e vi como os modelos de educação são bem diferentes. Especificamente no meu MBA, tive contato com executivos do mercado esportivo, as aulas eram mais práticas e menos teórica, com casos de estudo e muito focadas em trabalho em grupo, afinal, não se faz nada sozinho.
O curso foi importante, você faz um networking na indústria e com os alunos na indústria do esporte. Estudar no exterior te expõe a uma nova cultura, a outra forma de comunicação, e para mim, uma nova indústria, a esportiva. O contraste de idade no programa foi notável. Com uma média de idade de aproximadamente 28 anos entre os participantes. Isso trouxe tanto oportunidades quanto desafios. Um ambiente estimulante, formar amizades próximas não é fácil devido à diferença geracional e cerca de 90% dos participantes sendo rapazes, da idade da minha filha.
A minha avaliação geral foi excelente, também pude viver numa cidade como Madrid, que tem muita cultura, muita beleza, muita segurança, você pode caminhar na rua, usar transporte público e sair totalmente da zona de conforto, conhecer pessoas. E por 1 ano aprendi tudo que pude na universidade do maior time do mundo, o Real Madrid Fútbol Club, além de outros esportes. Fiz duas viagens internacionais, uma para NY (USA) e outra para Londres (GB), os maiores mercados esportivos do mundo.
Aproveitei o período de estudos para viajar e conhecer lugares novos, pessoas novas, relações novas, foi muito bom. Como eu já disse, o intercâmbio é maravilhoso para a vida, porque você se movimenta, não é somente estudo, é uma experiência de vida como um todo.
Enquanto ainda estava no curso, abri a minha própria empresa, chamada Fin Sports Advisory, uma agência de marketing esportiva com finanças, e estou trabalhando nela. Somos uma agência de “sportaiment” com marketing e finanças, para clientes B2B e B2C, B2-Atletas, B2-Torcedores. Desenvolvemos produtos, negociamos patrocínios, entre outras funções. “Together we are one” and Full Approach Methodology. www.finsportsadvisory.com
Eu adoro trabalhar e adoro novas aventuras e estou muito animada com a nova fase. Concluí meu curso com alegria, tanto pela formatura quanto pela abertura da empresa.E agora, como todo negócio novo, exige muita dedicação e muito trabalho.
Um outro desafio, acredito, foi integrar-me genuinamente à sociedade espanhola. Evitar a tendência de me limitar a círculos de expatriados brasileiros e realmente me inserir na cultura local é um processo de aprendizado contínuo de sair da zona de conforto. Acredito firmemente que realizar os sonhos que alimentamos é fundamental na vida. Quando temos a oportunidade de concretizá-los, a experiência geralmente não desaponta. Embora os desafios sejam inevitáveis, minha jornada para a Espanha exemplifica perfeitamente essa busca por novas vivências em uma faixa etária onde não tinha mais amarras, já tinha cuidado da filha, dos pais que vieram a falecer e estava divorciada. Então, a liberdade de fazer literalmente o que quisesse, uma sensação de desprendimento. Reduzir a bagagem, deixar a convivência da família e dos amigos, o conforto do “conhecido”.
Agradeço ao time da Gradeup, em especial ao Leonardo Trench, por ter me orientado! Estou muito satisfeita com o que consegui realizar e ainda o que tem por vir. Vamos trabalhar!”
Essa é a história da Priscila, que transformou sua vida e carreira através do ensino internacional. Se você também quer estudar fora, fale conosco!





