Estudar no Reino Unido: O Relato de Jamile Dabul
A Jamile Dabul é uma professora de inglês que procurou a Gradeup para realizar um mestrado no exterior, no berço da língua inglesa: a Inglaterra. Ela optou por realizar o curso de Education na Universidade de York e ainda foi agraciada com uma bolsa parcial de £3,000 pela universidade! Veja o depoimento dela a seguir:
“Eu tinha formação em educação física, mas me apaixonei por lecionar inglês, então resolvi fazer a graduação em Letras Português-Inglês. Eu queria continuar aprendendo, me desenvolvendo academicamente e trazendo novidades para a minha prática em sala de aula. Procurei pós-graduações e não encontrei nenhuma que fosse exatamente o que eu queria – que envolvesse o ensino do idioma e a faixa etária com a qual eu trabalhava. Sempre tive o sonho de estudar fora e então chegou a hora de realizá-lo.
O Leo, da Gradeup, teve um papel super importante na fase de reflexão para escolher o que cursar em meu mestrado. São tantas opções e diversas delas eu nunca nem tinha ouvido falar!! Foram algumas conversas até entender que o curso que tinha mais a ver com meu perfil e interesse era Educação, pura e simples, sem subtemas.
Escolhi tentar em três instituições, todas na Inglaterra. Li as ementas das disciplinas, pesquisei sobre custo de vida, etc – deu trabalho!!! Para minha surpresa, fui aceita pelas 3 universidades nas quais tentei matrícula – Bath, Exeter e York. Escolhi York e não me arrependo! A estrutura da universidade é excelente, eles me auxiliaram enquanto eu ainda estava no Brasil através de um “buddy” brasileiro com quem pude conversar para tirar dúvidas, e também com uma funcionária da universidade que me ajudou a identificar as melhores regiões onde procurar casas para morar, etc.
O primeiro ano foi muito difícil! Estar longe da família e em uma cultura diferente não foi nada fácil. Até o fator ‘inglês britânico’ contou e eu demorei um tempo até compreender os nativos com mais confiança. A cidade, no entanto, é tão linda e segura que me deixava animada a explorar e aproveitar tudo, sempre que possível.
Tudo sempre foi muito organizado e todas as informações que precisei estavam no site da universidade. Eles tem diversas formas de ajudar alunos internacionais e isso me surpreendeu bastante. Muitos workshops são oferecidos para auxiliar na escrita acadêmica, uso de recursos e outros. A biblioteca é super bem equipada e tem momentos do ano em que fica aberta 24h.
A estrutura da universidade é excelente!! Salas de aula super bem equipadas, banheiros, transporte, lugares para prender a bicicleta. Laptops para serem emprestados por algumas horas, desktops para serem usados na universidade, laptops que podem ser levados para casa por até 1 semana, armários na biblioteca.
Na biblioteca tem uma pequena cozinha, então dá para fazer chá, café e aquecer comida (na época do Covid não tinha microondas). Sala especial para alunos de pós graduação com mesas exclusivas e em local mais silencioso. Áreas de estudo em grupo (pode conversar) e áreas de silêncio na biblioteca. Existe também uma área para descanso, com pufes, livros, balanço para relaxar e fazer um intervalo depois de horas e horas de estudo.
Depois da minha graduação no mestrado eu solicitei o ‘graduate visa’, que me permitiu trabalhar e viajar por 2 anos. Consegui um trabalho como ‘research technician’ na Universidade de York mesmo, no departamento de educação. Então trabalhei na Uni com a sensação de estar “em casa” por quase 2 anos. Eu queria muito ter experiência na escola primária aqui na Inglaterra, então comecei a procurar vagas de emprego como Teaching Assistant (TA).
Fui chamada para uma entrevista, deu certo e comecei como TA. Sou responsável por uma criança específica e a acompanho na sala de aula e em todas as adaptações de rotina que ela precisa. Como demoramos tempo para construir o relacionamento e foi visto progresso no desempenho da criança, a escola decidiu me ‘patrocinar’ como ‘skilled worker’ até que a criança vá para a Secondary School, pouco mais de 2 anos.
Meu plano é trabalhar como TA por esses 2 anos, continuar fazendo cursos que me auxiliem em minha prática de professora e trabalhar com profes no Brasil em breve, mesmo estando por aqui.”
A Jamile comentou também sobre as amizades que fez na cidade, em especial uma amiga que estava com ela por todos esses momentos: “A que está em mais fotos, chinesa, era uma colega que fez todo o mestrado comigo. Nós trabalhamos juntas enquanto ela ainda estava na China, ajudamos a organizar uma conferência online do nosso departamento no verão de 2022 e ela veio pra cá alguns meses depois disso, estudamos e trabalhamos juntas por MUITAS horas.”
🤓🌎📚
A Jamile realizou o sonho de estudar no exterior e viu sua vida ser transformada e muitas possibilidades se abriram. Se você também quer estudar fora, fale conosco!