ir parar home > Blog > Um dia na vida de uma estudante Brasileira na Inglaterra

Um dia na vida de uma estudante Brasileira na Inglaterra

Laura Yoshimoto

Meu nome é Laura e eu sou uma recém graduanda em jornalismo pela Universidade de Sheffield, Inglaterra. Antes de vir estudar no Reino Unido eu sempre fiquei me perguntando como seria a rotina de alguém que estuda fora e imaginei que muitas outras pessoas também gostariam de saber, por isso resolvi contar um pouco sobre o meu dia-a-dia em Sheffield.

A grande maioria das aulas em universidades na Inglaterra começam ás 9 da manhã. Então eu costumava acordar umas 7:30/8:00 já que eu morava há meia hora do meu departamento. A universidade de Sheffield na verdade não é uma universidade estilo campus – onde todos os prédios estão concentrados em uma área – por aqui eles estão espalhados pela cidade mas não muito longes uns dos outros. Você pode escolher morar em acomodação da universidade ou privada. Normalmente o que os estudantes fazem é ficar em acomodação da universidade no primeiro ano e nos anos seguintes morarem com amigos em repúblicas.

Sheffield é uma cidade tamanho médio. Você poderia pegar um ônibus pra ir pra aula porém a maior parte dos estudantes vai andando já que tudo é relativamente perto.

Flickr

O horário das aulas varia bastante mas você pode tanto ter aula de manhã quanto de tarde mas ao contrário de como funciona no Brasil, na Inglaterra não é comum você ter aula de noite. O meu curso, jornalismo, tinha tanto lectures quanto seminars. As lectures são aulas de uma ou duas horas em que todo mundo da classe está presente (no meu caso em torno de 90 pessoas) e normalmente não muito interativas (o professor fala e você escuta/anota). Os seminars são aulas menores, com grupos de 10 a 12 estudantes onde a discussão entre alunos é encorajada. O tamanho da sua classe varia de acordo com o seu curso. Tem cursos com 50 pessoas, outros com 300, por exemplo.

Depois da aula eu costumo almoçar. Dependendo do dia eu podia trazer uma marmita, comprar um sanduíche no supermercado ou comer com amigos no pub ou lanchonete da universidade.

Uma coisa muito boa no Reino Unido é a diversidade em opções alimentares. Os restaurantes daqui sempre costumam acomodar pessoas com restrições alimentares. Comida sem glutén, sem lactose, sem nozes, halal ou vegan não são dificeis de achar por aqui.

Flickr

Depois do almoço, se eu estivesse na época de provas eu ia estudar na biblioteca. As bibliotecas do Reino Unido costumam ser modernas e bem eficientes. Pra você ter uma ideia, a mais popular aqui em Sheffield tem seis andares e cabe mais de mil pessoas. Ela também funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. Muitas bibliotecas por aqui funcionam 24 horas, a primeira no país foi aberta em Bath em 1996.

Depois de terminar as aulas do dia eu voltava pra casa, descansava um pouco e de noite saia com os amigos. Há vários tipos de baladas no Reino Unido e uma diferença muito grande entre as do Brasil e as daqui é que as Inglesas normalmente terminam cedo. Elas costumam ir só das 10 da noite até ás 3 da manhã mas mesmo assim ainda dá pra se divertir bastante.

Então, é isso, esse é um dia típico na vida de uma estudante Brasileira na Inglaterra. Se você estiver interessado em estudar no Reino Unido, contate a gradeUP pra saber mais sobre oportunidades de estudar fora!