ir parar home > Blog > Terry Fox, um guerreiro Canadense!

Terry Fox, um guerreiro Canadense!

Terry Fox statue in the Simon Fraser University at the Burnaby SFU campus

Inspiração para os Canadenses Terrance Stanley Fox, conhecido como Terry Fox, nasceu em 1958 em Winnipeg, Manitoba e cresceu na cidade de Port Coquitlam, na província da Colúmbia Britânica, uma comunidade perto de Vancouver.

Dedicado ao esporte desde pequeno, Terry praticou várias modalidades como: futebol, rugby, beisebol e cross-country, chegando a jogar basquete na escola sendo considerado atleta do ano quando estava na grade 12.

Em março de 1977, com 18 anos enquanto cursava sua graduação e jogava Basquete pelo time da Simon Fraser University, Terry procurou um hospital devido a uma intensa dor no joelho, onde foi diagnosticado com osteossarcoma um tipo de câncer nos ossos, tendo sua perna amputada a 15 cm acima do joelho. Antes da cirurgia, porém, ao ler um artigo sobre Dick Traum, o primeiro amputado a completar a maratona da cidade de Nova York e revoltado com o pouco investimento em pesquisas sobre a doença Terry se motivou a uma nova jornada.

Após a recuperação da cirurgia e usando uma prótese, Terry decidiu atravessar o Canadá como forma de chamar a atenção e arrecadar fundos para pesquisas no tratamento da doença em sua The Marathon of Hope. Após passar por um treinamento de 18 meses, onde percorreu mais de 5 mil KM. Terry começou sua jornada em St. John’s, na província de Terra Nova e Labrador, na costa atlântica, em 12 de abril de 1980. Com o objetivo de arrecadar 22 milhões de dólares, 1 dólar por cada um dos 22 milhões de canadenses sua intenção era ir até Vancouver, na Colúmbia Britânica, Costa Oeste canadense.

Durante sua maratona Terry percorreu uma média de 42 quilômetros por dia. Infelizmente, após 143 dias consecutivos, tendo percorrido aproximadamente 5.300 Km, Terry foi obrigado a parar sua jornada ao descobrir que o câncer havia atingido os seus pulmões. Mas apesar de não ter atingido sua meta, os canadenses, totalmente cativados e inspirados por sua coragem, determinação, humanitarismo e abnegação não pararam com as doações e as arrecadações chegaram a um total de $14.17 milhões.

Terry faleceu em 28 de junho de 1981 aos 22 anos e desde o seu falecimento, a Fundação Terry Fox levantou mais de 650 milhões de dólares em todo o mundo para pesquisas sobre o câncer. 

Confira uma cópia em PDF do artigo de Terry Fox na edição de verão de 1980 da Simon Fraser University Comment Magazine. Acessar

Foi uma jornada que os canadenses nunca esquecerão.


Em 1999 um concurso nacional organizado pela CBC (com mais de 1,2 milhão de votos) o nomeou o maior herói do Canadá. Em novembro de 2004, em uma outra pesquisa os canadenses elegeram Terry Fox o segundo maior canadense de todos os tempos, depois de Tommy Douglas.




Grande ídolo do país e símbolo da Simon Fraser University, Terry Fox está eternizado no dia a dia da universidade com sua estátua que serve de inspiração para os alunos.

A Simon Fraser University é uma das grandes Universidades do Canadá e a mais bem classificada entre as universidades abrangentes canadenses no ranking anual das universidades da Maclean’s Magazine e ainda fora do radar de muitos alunos Brasileiros. 

Deseja saber mais sobre estudar no Canadá e como fazer sua graduação ou pós-graduação na Simon Fraser? Entre em contato conosco

Fonte: Simon Fraser University –
https://www.sfu.ca/terryfox/about.html

8.jun.2020
Open chat