ir parar home > Blog > Quero trabalhar enquanto estudo na Inglaterra e agora?

Quero trabalhar enquanto estudo na Inglaterra e agora?

Uma das perguntas mais frequentes que estudantes Brasileiros rumo a Inglaterra fazem é como é trabalhar por lá? É fácil de achar emprego? Qual é o salário médio?

Muitos vão completamente desinformados, sem nenhuma ideia do que esperar e qual a documentação necessária para poder trabalhar. Você tambem está com dúvida? Não se preocupe, a gradeUP tem as respostas.

Wikipedia

Passaportes e Vistos

Se você tem um passaporte Britânico não há mistério, você é um cidadão do país e pode trabalhar a vontade, sem nenhuma restrição.

Com um passaporte Europeu você tem os mesmo direitos trabalhistas que um cidadão Britânico, contudo por causa da recente saída do Reino Unido da União Européia isso vai mudar logo. A data esperada para a finalização desse processo é 31 de Dezembro de 2020. Mas, enquanto esse dia não chega, cidadãos Europeus ainda permanecem com os mesmos direitos, ou seja, sem restrições.

Se você não tem um passaporte Britânico ou Europeu, e você está no país como estudante, você muito provavelmente tem um Visa Tier 4, mais conhecido como o Student Visa. Este visto estipula as seguintes restrições:

– Você não pode trabalhar como profissional autônomo

– Você não pode se engajar em atividades empreendedoras

– Você não pode aceitar um emprego permanente de período integral

– Você não pode ser empregado como um atleta profissional incluindo treinador profissional

– Você não pode ser empregado como um artista de entretenimento, tal como cantor ou apresentador

– Você não pode trabalhar como médico ou dentista, ou dentista em treinamento, a não ser que você esteja em um foundation programme

Com um Tier 4 Visa você pode trabalhar um emprego temporário ou meio período que seja, no máximo, 20 horas semanais durante o período escolar. Isso inclui empregos pagos ou não pagos, para uma ou mais empresas. Contudo, durante o período de férias você pode trabalhar em período integral. É importante ter certeza das condições do seu visto para saber exatamente suas restrições e direitos.

Flickr

National Insurance Number

Também conhecido como NINO, é uma forma de identificação dada a cada cidadão Britânico antes de completar 16 anos. O número é usado para estabelecer as contribuições ao Seguro Nacional e impostos de cada indivíduo. Ele nunca muda, mesmo quando você estiver fora do país, se casar, registar-se como um parceiro civil ou mudar de nome.

Tanto Europeus quanto não-Europeus devem enviar um pedido para o governo para receber um NINO se quiserem trabalhar legalmente no Reino Unido, seja meio-período ou integral. Contudo, você pode começar a trabalhar sem um NINO se você provar para o seu empregador que você esta no processo de obter um.

Pixabay

Salário Mínimo 

A maioria das pessoas, estrangeiras ou não, recebem um salário mínimo no Reino Unido, as exceções são:

– Profissionais autônomos

– Menores de 16 anos

– Au pairs ou babás morando e trabalhando em uma casa onde não estão pagando por acomodação ou alimentação

– Membros das forças armadas

– Voluntários ou pessoas que estão fazendo ‘work experience’

– Prisioneiros

– Alguns trainees e estagiários (isso varia bastante de empresa a empresa)

– Alguns trabalhadores agrícolas (cheque se você tem direito ao salário mínimo no Gov.uk)

Se você não se encaixa em nenhuma dessas categorias, você deveria estar recebendo salário mínimo. O valor varia de acordo com a sua idade e muda todo ano em Abril.

Você pode ligar para a Acas Helpine se você acha que não esta recebendo o salário certo.

Flickrs

Jornada de Trabalho 

Há um limite de horas na jornada de trabalho Britânica. Legalmente você só pode trabalhar até 48 horas semanais. Mas, você pode optar por trabalhar mais horas se você tem mais de 18 anos. Você pode escolher fazer isso por um período determinado ou indeterminado.

Seu empregador pode pedir para você optar por trabalhar mais horas, contudo, você não precisa fazer se não quiser e não pode ser demitido ou maltratado pela sua escolha. Optar por mais horas de trabalho precisa ser voluntário e feito por escrito.

Mais informações podem ser encontradas no site do governo do Britânico. É importante lembrar de também estar ligado nas notícias do país caso alguma lei mude ou seja implementada. Antes de aceitar qualquer emprego certifique-se dos seus direitos e exerça-os. Boa sorte!