OPT: sua oportunidade de trabalho nos EUA
Sabia que quem vai aos Estados Unidos para cursar uma graduação ou mestrado também pode ficar trabalhando por até 1 ano no país? Este é a chamado OPT (Optional Practical Training) e pode ser uma maneira de adquirir experiência e ainda aproveitar um pouco mais a estadia.
Como funciona?
Como o próprio nome já diz, a OPT é um programa opcional, onde os estudantes que já contam com o visto F-1 podem trabalhar em alguma área relacionada aos estudos por até um ano. Ele pode ser solicitado apenas uma vez durante a graduação e uma no mestrado.
Porém existem cursos em que a extensão pode ser de até 29 meses. Eles devem ser das áreas de: Ciências atuárias; Aplicações de ciências da computação; Engenharia; Tecnologias de engenharia; Biociências; Matemática; Tecnologias militares; Física.
Quais são as exigências?
Para solicitar a OPT você deve ter concluído ao menos um ano letivo completo. Você pode pedi-la durante o curso ou ao finaliza-lo. Mas só é permitido trabalhar por até 20 horas semanais durante o semestre acadêmico e até 40 horas semanais nas férias, para que o aprendizado não seja prejudicado.
Não é necessário ter uma oferta de emprego para conseguir a OPT, no entanto é possível perder o benefício caso fique mais de 90 dias desempregado durante sua validade.
Como conseguir a OPT?
O benefício da OPT é autorizado pelos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) e deve ser solicitada no setor responsável por estudantes estrangeiros na própria universidade.
Estude nos EUA e aproveite a oportunidade para adquirir experiência profissional. Conheça os programas que oferecemos aqui na gradeUP.