Expansão do mercado cervejeiro impulsiona busca por especialização no exterior
O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos, e deve alcançar, em 2023, o volume de vendas de 16,1 bilhões de litros, um crescimento de 4,5% em relação a 2022. Os dados sobre o mercado cervejeiro foram divulgados pelo Anuário da Cerveja 2022, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com a pesquisa, em 2022, as cervejarias brasileiras registraram crescimento de 11,6% em relação ao ano anterior.
A expansão da indústria cervejeira no país impulsiona a busca por profissionais qualificados e especializados no setor. Dessa forma, há uma demanda crescente por conhecimentos técnicos e práticos sobre a produção, análise sensorial, gestão e marketing de cervejas.
Leia mais:
Nesse cenário, a especialização em cerveja se torna uma opção atraente para quem quer se aprofundar nesse mercado. Assim, a Ambev, ciente do potencial do setor cervejeiro no Brasil, oferece diversas capacitações e programas de formação para profissionais interessados em ingressar nesse mercado. Em maio deste ano, por exemplo, a companhia ofertou capacitação gratuita para mais de 800 mil empreendedores.
Qualificação profissional no mercado cervejeiro
A busca por qualificação no exterior também cresce significativamente. É uma opção excelente para quem deseja se destacar, já que possibilita a troca de experiências com especialistas e colegas de turma de diversos países. Um dos principais programas de especialização em cervejas do mundo está na Universidade de Nottingham, com mais de 125 anos de história, pesquisa pioneira e ensino de qualidade.
No setor de cerveja, a instituição oferece programas de mestrado e doutorado em áreas como Ciência e Prática Cervejeira. Assim sendo, os cursos fornecem as habilidades necessárias para inovar, solucionar problemas e realizar testes rigorosos com a cerveja. Como resultado, o aluno aprende os princípios científicos por trás da fabricação da bebida. Ademais, os estudantes podem desenvolver projetos de pesquisa voltados para melhorias no processo de fabricação de cerveja, aumento da eficiência e sustentabilidade, entre outros assuntos. A Universidade conta com laboratórios bem equipados, instalações modernas e salas de aula especializadas para o aprendizado teórico e prático.
Com informações detalhadas sobre as instituições, requisitos de admissão e orientações para preparação de documentos, a Gradeup auxilia estudantes interessados em ingressar em universidades no exterior com especialização em cerveja. O melhor caminho para a realização do seu sonho!