ir parar home > Blog > LL.M o seu mestrado jurídico

LL.M o seu mestrado jurídico

Das diferentes opções que os graduados no curso de Direito têm para se diferenciarem na profissão uma das que mais tem se destacado é o programa de LL.M (Latin Legum Magister ou Master of Law).

Diferente do mestrado que permite aos estudantes que não possuem formação jurídica prévia, mas possuem pelo menos um diploma de bacharel aplicar para o programa, o LL.M, é um diploma profissional para estudantes que já tenham se graduado em direito. O programa está disponível em países da Europa e principalmente nos Estados Unidos com foco na aplicação prática dos conteúdos podendo ser relacionado com o MBA, não necessitando da defesa de uma tese no final do curso (outra diferença para o mestrado).

No LL.M o estudante tem a oportunidade de se graduar no Common Law, utilizado em países como Estados Unidos e Reino Unido em sua aplicação prática no sistema jurídico internacional. Esses conhecimentos adquiridos concedem ao estudante uma visão atualizada da atuação do advogado contemporâneo, com isso, o profissional pode assessorar melhor seus clientes tanto no processo de tomada de decisão para a condução de seus negócios, como também na prevenção, gestão ou resolução de possíveis conflitos daí decorrentes. Oferece-se também, por meio das disciplinas não jurídicas, a oportunidade para o aluno desenvolver novas habilidades para a gestão estratégica de assuntos legais por meio de disciplinas como Marketing Jurídico e Gestão de Serviços Jurídicos.

O curso pode ser concluído em apenas 9 meses para quem aplica em período integral, mas as universidades oferecem modalidades personalizadas em forma parcial sendo que cada instituição possui liberdade para montagem da grade, requisitos e seleção dos inscritos inclusive com uma boa oferta de bolsas. Algumas instituições oferecem a opção de focar o estudo em áreas como o American Bar Association (entidade americana similar a OAB), crimes cibernéticos, Direito Trabalhista e crimes do colarinho branco. 

Dicas de Instituições:

Uma excelente opção para quem busca uma instituição nos estados Unidos é a University of Dayton que oferece suporte acadêmico e aconselhamento de carreira individual além da experiência prática por meio de estágios com juízes, advogados e médicos particulares em locais como o Centro de Direitos Humanos da Universidade e em empresas como LexisNexis e Emerson.

Outra opção com muito prestígio é a Queen Mary University of London que oferece cursos em Londres e Paris com destaque para variedade de programas de LL.M, cada um lidando com questões complexas de forma sistemática e criativa e ministrados por especialistas renomados na área jurídica, proporcionando um entendimento avançado e completo dos principais problemas atuais no campo escolhido.



Quer saber mais sobre as melhores instituições com programas de LL.M? Converse com a gente!





Conteúdos que selecionamos especialmente para você:

O Leonardo, fundador da gradeUP, participou de uma palestra organizada pela University of Dayton falando sobre as diferenças do JD e LL.M e as vantagens de realizar um LL.M na University of Dayton. O bate-papo ficou com áudio um pouco baixo mas super instrutivo. Confira!

30.jul.2020
Open chat