ir parar home > Blog > Estudar nos Estados Unidos! O que eu preciso saber?

Estudar nos Estados Unidos! O que eu preciso saber?

Um dos destinos mais reconhecidos por nossos estudantes, os Estados Unidos, com mais de 4 mil Universidades e Faculdades oferecem uma grande diversidade de Universidades e cursos, que promovem a criatividade, flexibilidade e principalmente o intercâmbio cultural.

A legislação do país garante que as instituições tenham padrões próprios e independentes para os processos de seleção e admissão que variam de acordo com o tipo de instituição que você esteja buscando, mas existem alguns procedimentos comuns exigidos por todas as faculdades e universidades.

Nota média (GPA): Calculado dividindo-se o número total de pontos de nota obtidos pelo número total de horas de crédito assumidas.

Nível de proficiência em inglês: Solicitado para medir o seu nível de entendimento da língua e para garantir que possa acompanhar o ritmo da aula. Os mais aceitos são o TOEFL e o IELTS .

Official Transcripts (Histórico escolar): Fornecido pela instituição de ensino para comprovar as matérias cursadas.

Essayspersonal statements (Redação):  Essas redações têm um peso significativo devendo contar quem você é o por que deseja fazer aquele curso, em alguns casos serão necessários desenvolver redações sobre algum tema proposto.

Letters of Reference (Cartas de recomendação): Devem ser feitas em inglês pelo coordenador escolar e pelos professores que acompanharam o aluno nos últimos anos de Ensino Médio para indicar o perfil do estudante, o seu desempenho e qual é a sua personalidade.

Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar): Sendo o SAT um exame similar ao ENEM dividido em perguntas sobre interpretação de texto, matemática e redação, de modo a analisar se o estudante tem o conhecimento básico oferecido no Ensino Médio. O exame padrão ACT, além dessas inclui também ciências.

Requisitos para pós-graduação: Diploma de graduação no mesmo campo (para alguns programas não é necessário e podem aceitar de diferentes formações/campos de atuação) que você quer estudar em nível de pós-graduação. Os requisitos variam de acordo com a instituição mas de modo geral GRE/GMAT, 2 ou 3 cartas de referência, TOEFL, personal statement e histórico/diploma.

As universidades Americanas podem ser divididas entre particulares que recebem financiamento privado na forma de doações de ex-alunos, bolsas de pesquisa para o corpo docente e taxas escolares. Nelas a experiência de ensino é enriquecida pela diversidade do corpo docente e é possível encontrar programas incomuns e inovadores sendo alguns deles extremamente concorridos e seletivos, como os cursos das universidades de Harvard, Princeton, Yale, Columbia, Stanford, Chicago, Pennsylvania, California Institute of Technology, Massachusetts Institute of Technology e a Duke University.

No caso das Universidades Estaduais ou públicas que recebem financiamento do governo estadual e/ou federal. Nelas os requisitos de admissão podem ser determinados pelo estado ou requisitos individuais da própria instituição que normalmente têm grandes departamentos onde oferecem uma grande variedade de cursos. Na maioria das vezes são mais baratas que as instituições particulares, sem perder a qualidade de ensino. University of Virgínia, New College of Florida, Binghamton University, University of Georgia, University of Michigan, College of William and Mary e University of North Carolina são exemplos de Universidades públicas.

Obs. diferente de algumas instituições brasileiras as Universidades Públicas nos Estados Unidos são muito bem conceituadas e concorridas.

Uma opção interessante e acessível dentro do sistema de ensino do país são os Juniors Colleges, instituições que oferecem um programa de pós-ensino médio, com duração de 2 anos e foco em prover ensino para continuação acadêmica, técnica ou profissional. Onde após a conclusão o aluno recebe um diploma chamado Associate Degree que oferece a oportunidade  de transferir seus créditos (parcial ou total) para uma universidade na busca de obter o bacharelado. Eles podem ser uma ótima opção para quem não alcançou uma nota boa nos testes de admissão (ACT ou SAT) exigindo apenas a conclusão do ensino médio e inglês de nível intermediário. A grande vantagem de optar por esses cursos são os custos em gerais inferiores as universidades.

Nas faculdades e universidades americanas o aluno tem a opção de montar sua grade de matérias definindo uma delas como objeto principal da formação. Mais do que apenas formar as universidades americanas preparam o aluno para exercer uma carreira dentro dessa profissão e suas escolhas de grade também influenciam no tempo que levará essa formação, lembre sempre de levar em conta esse fator quando for definir sua jornada.

Quer conhecer mais sobre o processo de ensino nos Estados Unidos e suas Universidades? Converse com a gente!

Nossos alunos obtém vagas nas principais universidades nos Estados Unidos! Acessar
Obs.As Universidades Públicas nos Estados Unidos são muito bem conceituadas e concorridas.


Separamos alguns conteúdos interessantes para você:

Saiba como se preparar para o SAT! Acessar

Preparação para o IELTS! Acessar

OPT: Sua oportunidade de trabalho nos EUA! Acessar

5 benefícios de conversar diretamente com representantes de universidades baseados no Brasil! Acessar

30.jul.2020
Open chat