ir parar home > Blog > Como se preparar e aproveitar as feiras educacionais?

Como se preparar e aproveitar as feiras educacionais?

Feiras educacionais representam uma ótima oportunidade para conhecer uma grande variedade de universidades estrangeiras em pouco tempo. Elas oferecem diversas opções de graduação, pós, MBA, mestrado, doutorado e summer schools. Mas como se preparar para aproveitar essas feiras ao máximo?

Faça o seu dever de casa 

Verifique quais feiras educacionais e expositores te interessam para você pode ir vê-los diretamente. Se o estande que você quer visitar é um dos mais populares, fique atento aos horários de pico senão eles podem ficar muito cheios.

Pesquise também quais eventos valem a pena ir, qual a programação completa e tenha certeza do local da feira e quando ela começa e termina.

Objetivos

Especialmente se a feira educacional for longe de onde você mora, é importante pensar o que você quer obter desse evento? Que tipo de informação você esta procurando?  

Pense no que você quer e planeje de acordo com os seus objetivos. Faça um check-list dos estandes das universidades que você quer visitar, das palestras que você quer ver e das dúvidas que você quer tirar.   

Dúvidas

Uma das melhores coisas das feiras educacionais é que elas dão a futuros estudantes a chance de falar ao vivo com um representate e acalmar quaisquer preocupações que eles tenham em relação a estudar fora.  

Porém, pode ficar um pouco difícil para eles se você não sabe nada da universidade. É  melhor vir com perguntas, quanto mais específicas melhor. Pesquise na internet coisas sobre a instituição que voce quer cursar e pergunte sobre qualquer coisa que te chama a atenção.   

Em algumas feiras você até tem a chance de conversar com ex-alunos para saber mais sobre a experiência estudantil de tal universidade, então tenha em mente o que você quer saber da universidade antes de ir.

O que levar

Celular, identidade e dinheiro são coisas básicas, mas também não se esqueça de levar uma garrafa de água. Afinal, você provavelmente vai conversar bastante durante o evento.

E mais importante ainda, traga documentos que poderão ser necessários. São eles:

  • Histórico de notas
  • CV
  • Vale a pena também levar uma mochila ou sacola. Você deve receber vários panfletos e livretos sobre as universidades e os cursos que elas oferecem. Por isso é bom trazer algo para poder carregar tudo. 

Mantenha contato

Se você quer muito ir para tal universidade, converse bastante com o representante dela. E peça o contato no final da conversa.  Se tiverem um representante no Brasil, não deixe de manter o contato pois estão sempre atualizados com relação ao processo de ingresso e as bolsas disponíveis.

Isso pode te ajudar bastante caso você não tenha tempo para fazer todas as suas perguntas ou se gostaria de entrar em contato com alguém no campus, como um professor ou aluno do curso. E não fique com vergonha de mandar um mandar um e-mail nas próximas semanas. Isso demonstra o quão interessado você está na universidade.