ir parar home > Blog > Dê um “boost” em sua carreira profissional estudando no exterior

Dê um “boost” em sua carreira profissional estudando no exterior

Definir os rumos da carreira profissional é sempre motivo para ansiedade. O mercado de trabalho é concorrido e tanto o estudante quanto quem já está colocado no mercado de trabalho devem pensar com carinho sobre cursos de especialização. Nessa hora, falar inglês e ter um bom diploma, aliados a uma pós-graduação, faz com que a pessoa seja vista positivamente.

O ponto de partida para uma carreira profissional ascendente pode começar pela escolha de uma universidade internacional. Embora a primeira ideia de quem busca os estudos fora do país seja retornar para ocupar posições de destaque no mercado nacional, a opção por seguir uma trajetória de trabalho no exterior também é real. O importante é se planejar.

Por qual instituição devo optar?

Para uma boa escolha do curso e universidade de fora do país, é interessante procurar pelo aconselhamento de representantes oficiais das instituições e alunos que já estudaram por lá. Além da troca de experiências pessoais, você entenderá melhor como direcionar sua carreira profissional,  quais são os requerimentos necessários para iniciar os estudos, as oportunidades de bolsa e estágio e os detalhes de diversas linhas de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento: esportes, direito, contabilidade, medicina, relações internacionais, engenharia, educação, design, marketing e outras.

Estágios

As universidades do Reino Unido prezam bastante pela empregabilidade de seus alunos e, atualmente, oferecem oportunidades de estágio. As opções de estágio remunerado existem tanto em cursos de graduação quanto em cursos de pós-graduação e MBA. Na University of Portsmouth, por exemplo, o programa de MBA com duração de dois anos oferece a oportunidade de estágio no segundo ano. Na Loughborough University 65% dos cursos de graduação oferecem a oportunidade de estágio em uma empresa local ou multinacional. Para permanência no exterior e inserção no mercado de trabalho, o estudante internacional, após concluir os estudos, precisará de um “sponsor” para um visto de permanência. Estas informações podem ser obtidas na própria universidade, em seus centros de carreira profissional (Careers and Employability Centre).

Mas como procurar trabalho?

Toda Universidade de qualidade possui um centro de carreira profissional (Careers and Employability Centre) e a dica da gradeUP é participar dos eventos organizados por eles regularmente.

Assim como no Brasil, os empregos no exterior não caem do céu e, para conquistá-los, é preciso boa qualificação e perseverança. A dica é estar bem preparado e ter um bom nível de inglês para quando a oportunidade bater à porta. Para que ela surja, participe de eventos, feiras de trabalho e agende horários para conversar com as organizações que estejam nessas exposições.

Assim como você, as companhias também procuram o aprimoramento, o crescimento e a troca de experiências que os bons profissionais proporcionam. Você pode ser esse profissional. Deixe-se conhecer pelas pessoas, mostre os seus interesses e o quanto você é esforçado, mesmo estando em um país diferente. Crie relacionamentos também pela internet e mantenha seus dados cadastrais atualizados. O LinkedIn é uma ótima ferramenta.

Reino Unido – Tradição e prática

As instituições do Reino unido são respeitadas e valorizadas no mundo inteiro, uma vantagem no mercado de trabalho. As razões para tal qualidade são o foco dessas instituições em oferecer ao estudante, além do entendimento teórico, o aprimoramento prático necessário ao ambiente de trabalho. Muitos cursos no UK são construídos em parceria com empresas e lecionados por profissionais atuantes em suas respectivas áreas. Além do mais, os estágios profissionais fazem parte deste processo oferecendo ótimas bolsas auxílio e destacando a criatividade, inovação, trabalho em equipe e liderança.

Inglês

A proficiência em inglês também é importante e o Reino Unido é um dos destinos mais famosos para cursos de inglês, atendendo estudantes de todas as idades e níveis de fluência. Por sua característica cosmopolita, o Reino Unido torna-se um excelente destino para aprender sobre diferentes culturas, o que é importante para o crescimento pessoal e profissional.

Gostou das dicas para dar aquele impulso na sua carreira profissional? Entre em contato com a gradeUP para mais informações e acompanhe também a nossa Fan Page no Facebook.

22.ago.2013
Open chat