ir parar home > Blog > Bolsa de estudos é opção para universidades no Reino Unido

Bolsa de estudos é opção para universidades no Reino Unido

Você pensa em fazer uma graduação ou uma pós-graduação fora do país para enriquecer o diploma, mas está empacando os seus desejos na dúvida se conseguirá manter-se no exterior por conta dos custos? O medo é que o tempo passe e você não consiga concluir o curso, perdendo o investimento? Tenha calma, não deixe que a sua energia e motivação acabem só por suposições.

A formação no exterior é muito importante para o profissional se destacar aqui no Brasil. Um diploma de uma instituição do Reino Unido, por exemplo, fará toda a diferença em sua carreira e, diferente de uma agência de intercâmbio, a assessoria profissional da gradeUP vai ajudá-lo a se planejar para essa conquista e, quem sabe, você possa conseguir uma bolsa de estudos, que pode variar de 10% a 100%.

O que preciso?

Planejamento e orientação são ingredientes fundamentais para conseguir uma bolsa de estudos. Nisso, a gradeUP te ajuda. Mas é importante saber que é preciso ter um excelente histórico escolar, um bom nível de inglês e um personal statement. Parece complicado, mas não se assuste: os estudantes são escolhidos por mérito, ou seja, mesmo concorrendo com pessoas bem preparadas, você tem chance. Além do mais, há diversos órgãos, ONGs e empresas que oferecem bolsas. E as próprias universidades, claro.

Principais bolsas de estudo

Entre as bolsas mais conhecidas, está a famosa Chevening, oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido. É uma bolsa de estudos para pós-graduação e cobre o valor do curso (Tuition Fee) integralmente e o estudante pode se inscrever direto no site http://www.chevening.org.

Outra bolsa importante é a da Loughborough University, em parceria com o Banco Santander. A assessoranda da gradeUP, Sophie Diesel, foi merecidamente selecionada para uma bolsa de 5 mil GBP (Great Britain Pound), em 2012/2013. Ela entrou em contato através de uma feira com os representantes da Loughborough University, aqui no Brasil (gradeUP), com bastante antecedência. A Sophie é professora de Inglês da PUCRS, queria muito estudar em Loughborough e fazer mestrado em Literatura Inglesa.

Na foto estão os contemplados pela bolsa de estudos Santander, entre eles a Sophie.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas importantes

É importante lembrar que para conseguir uma bolsa de estudos, primeiramente, o estudante deve ser aceito pela Universidade escolhida, para, então, pleitear a bolsa, ou seja, somente após a vaga confirmada pela Universidade é que a tentativa começa. E para isso é preciso:

  • Responder por que você merece a vaga;
  • Explicar o que você poderá agregar ao curso e ao seu país de origem;
  • Contar suas reais intenções ao final do curso;
  • Responder ou enviar somente o que for solicitado (documentos, cadastro, formulários), nada de encher linguiça.

Entendeu um pouco melhor por que não é preciso se desesperar? A gradeUP está aqui para tirar qualquer dúvida.

Até mais.

9.ago.2013