ir parar home > Blog > Graduação ou Mestrado na Holanda: saiba como funciona

Graduação ou Mestrado na Holanda: saiba como funciona

Pode parecer novidade no Brasil, mas a educação superior na Holanda é reconhecida globalmente pelo seu alto padrão e qualidade, além de contar com um ambiente altamente internacional e multicultural. Com mais de 2100 programas internacionais, atualmente o país é o maior em oferta de cursos ministrados em Inglês na Europa Continental.

Outra grande vantagem da Holanda é o custo médio dos cursos, que são consideravelmente menores comparado a países como Estados Unidos e Inglaterra.

Sistema Educacional Binário: como funciona?

Desde 2002 a Holanda introduziu um novo sistema educacional, o sistema binário, que significa que você deverá escolher entre duas opções de formação no ensino superior:

Universidades de Pesquisa: mais renomadas e criteriosas no processo de admissão, se o seu objetivo é ter uma formação de qualidade e seguir carreira no ramo de pesquisa essa é a opção mais adequada. A estrutura do curso é pensada de forma que você se especialize em aspectos teóricos da sua área de formação.

Universidades de Ciências Aplicadas: a opção para alunos que desejam uma formação mais vocacional, não apenas teórica. Nesses casos o aluno terá o conteúdo adaptado à prática, tendo assim uma formação que direciona e prepara para o ingresso no mercado de trabalho.

Três ciclos 

O primeiro ciclo consiste em obter um diploma de Bacharelado, seguido de um programa de mestrado – segundo ciclo. Após completar os dois primeiros ciclos é possível iniciar um programa de PhD ou PDEng, terceiro ciclo.

Estágio

Como estudante estrangeiro é possível realizar um estágio na área de interesse durante o seu programa de estudos.

Algumas variáveis precisam ser consideradas, como o tipo do programa escolhido, que irá determinar o tipo de visto. O visto determinará regras como quantidade de horas de trabalho permitidas, contribuições e impostos sobre o pagamento e o valor da remuneração livre de impostos.

Passaporte Europeu

Estudantes brasileiros que possuem passaporte europeu podem aproveitar algumas vantagens em relação aos demais brasileiros.

Anuidade: boa parte dos cursos tem valores de anuidade diferentes para alunos europeus e não europeus. Estudantes que possuem cidadania europeia tem a vantagem de poder pagar uma anuidade de estudante local, sendo, no geral, menor do que para estudantes estrangeiros. Os valores vão variar de acordo com o curso e a universidade escolhida, para saber mais detalhes entre em contato.

Visto: a primeira vantagem é a ausência da necessidade de visto, pois o passaporte europeu proporciona livre acesso dentro da união europeia sem qualquer burocracia.

Permissão de trabalho: o passaporte europeu também permite que o estudante seja livre de restrições em relação à permissão para trabalhar e quantidade de horas, como seria para um estudante estrangeiro. Isso também significa maior potencial de empregabilidade e um maior leque de oportunidades.

 

Converse com um consultor

Acesse a lista de Universidades Holandesas representadas pela gradeUP e entre em contato para agendar um horário e conversar com um de nossos consultores.