ir parar home > Blog > 400 anos da morte de Shakespeare: comemorar ou não comemorar? Eis a questão!

400 anos da morte de Shakespeare: comemorar ou não comemorar? Eis a questão!

No dia 23 de Abril o mundo celebra os 400 anos de morte de William Shakespeare, poeta, dramaturgo e ator inglês. É indiscutível a contribuição literária deixada por Shakespeare, que adaptou tradicionais estilos de sua época de acordo com a exigência de suas obras e o discurso de seus personagens. Para celebrar essa data tão importante, alguns eventos em homenagem a Shakespeare e seu trabalho serão organizados para a apreciação do público. Alguns outros a gente selecionou e mostra para você! Vem fazer esse tour com a gente, inspire-se e participe!

  • Em Stratford-upon-Avon, a cidade onde Shakespeare nasceu, as comemorações irão durar uma semana. Cerca de 3 milhões de pessoas visitam a cidade por ano, a maioria delas na intenção de conhecer as propriedades do escritor. Leia mais sobre as comemorações no site Skakespeare’s Celebrations.
  • O British Council organizou uma série de eventos para o “Skakespeare ainda vive”. São mostras de teatro, palestras e outras homenagens que ocorrem láááá no Reino Unido. Mas você pode dar uma olhada nas atrações e ainda aprimorar a sua leitura em Inglês. Saiba mais no site Shakespeare Lives.
  • O The Guardian, renomado jornal do Reino Unido, convidou alguns atores para encenar trechos de grandes obras de Shakespeare. Entre elas estão A Tempestade, Hamlet e Macbeth. Você pode assistir aos vídeos com legendas em Inglês ou acompanhar a fala dos atores com um roteiro escrito. Confira esse lindo trabalho no site do jornal The Guardian.
  • A Loughborough University homenageará o escritor com uma apresentação do coral da universidade. 
  • A Royal Shakespeare Company tem por objetivo promover cursos de formação teatral focados nos trabalhos de Shakespeare e seus contemporâneos. Ou seja, lá todo dia é dia de Shakespeare! Você pode explorar o site e assistir ao trailer das peças (isso mesmo, trailer das peças!).
  • A University of East Anglia oferta todos os anos um curso de verão para os apaixonados por Shakespeare! Se você deseja passar 4 semanas no Reino Unido fazendo parte do programa “Lendo a Inglaterra de Shakespeare”, acesse o link e se delicie com a programação!
  • Que tal escrever uma carta romântica utilizando a linguagem de Shakespeare? Ou deixar um bilhete para um rival (seria ele um Montéquio ou um Capuleto)? Você pode utilizar o tradutor English to Shakespearean e se transportar diretamente para os séculos XVI e XVII!
  • O Globe Theatre, construído originalmente em 1599, teve Shakespeare como sócio e foi palco de grandes peças como Hamlet e Rei Lear. Após ser destruído por um incêndio em 1613 e reconstruído no mesmo ano, as atividades do teatro foram encerradas em 1642. Quase 3 séculos depois, o teatro foi reedificado a 100 metros do local original e é conhecido hoje como New Globe Theatre. Você pode acessar o site do teatro e comprar por poucas libras (algumas peças equivalem a 31 reais) tragédias e comédias de Shakespeare para assistir na sua casa, além de ter acesso a uma programação especial dos 400 anos da morte do dramaturgo. Sensacional, hein? 
  • No canal da BBC Learning English, você pode ter acesso ao Shakespeare Speaks, que reúne vídeos e atividades sobre expressões utilizadas pelo escritor inglês. Divirta-se e aprenda!
  • Em Curitiba, a edição desse ano do Festival de Teatro conta com algumas novidades Shakespearianas. Na mostra oficial, o Repertório Shakespeare (que tem no elenco os atores Giulia Gam e Thiago Lacerda) apresentará Macbeth. A outra novidade do Festival é o minicurso ofertado gratuitamente pelo Solar do Rosário. É necessário fazer a inscrição para participar. 
18.mar.2016